A confirmação de Campos Novos como o novo celeiro agrícola de Santa Catarina e o terceiro campo tecnológico da Coolacer serão os destaques desta semana do programa Cooperativismo em Notícia.
Celeiro agrícola
Com mais de 1,6 mil km²e uma população de 37 mil moradores, Campos Novos tornou-se referência na produção agropecuária catarinense. O município, para quem não sabe, tem a terceira maior zona rural do estado. Com esse cenário posto, Campos Novos foi eleito, pela terceira vez, o celeiro agrícola do estado. Graças ao produtor rural, graças à eficiência tecnológica que ele emprega, o município bateu recordes importantes em 2022. Só lá da roça saiu quase UM bilhão de reais em faturamento. Pra ser exato, o município fechou 2022 com faturamento recorde de 992 milhões de reais só de agronegócio, com crescimento de 44 por cento em relação a 2021. Só na cultura da soja, a área plantada subiu de 44 mil hectares para 62 mil. Foi um salto extraordinário e sem abrir nenhuma nova fronteira agrícola.
Coolacer
Abrindo oficialmente as feiras agropecuárias do sistema Fecoagro, a Coolacer reuniu um grande número de cooperados durante a realização do seu campo tecnológico. O evento, que ganhou um espaço maior este ano, trouxe novidades para os produtores que atuam nas áreas de proteína animal e de grãos. E como a agricultura é o motor que impulsiona a economia do município, ter o associado mais interativo, mais tecnológico, ajuda na difusão dos processos. E foi para essa gente toda, que esteve por lá, que a Coolacer fez um campo extraordinário. Só para vocês entenderem o poder da cooperativa para a região: em 2023 o município de Lacerdópolis teve um PIB de R$ 320 milhões, onde 82% desse movimento veio da agricultura. R$ 138 milhões foram só da Coolacer. Resumindo: a cooperativa representa 43% de toda a movimentação econômica de Lacerdópolis.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e é veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises às terças-feiras às 13h30.