Confira a previsão do tempo para as regiões produtoras

Chove no Sul e em Mato Grosso do Sul; volume de chuvas nos Estados Unidos está três vezes acima da média

Sul

Rio Grande do Sul: Entre os dias 22 e 25 de junho, nova frente fria traz mais chuva para o estado, com acumulados entre 100 e 150 mm centro-norte, e entre 70 e 100 mm no sul do estado. No período entre 26 e 30 de junho, a chuva irá se concentrar principalmente no sul do estado, onde deve chover entre 80 e 100 mm. Já no norte, os máximos acumulados chegam até 50 mm.

Paraná: No período entre 22 e 25 de junho, a chuva diminui no estado, e apenas no leste se registram acumulados entre 2 e 10 mm. Nas demais áreas, não há chuva significativa. Já entre 26 e 30 de junho, a chuva volta a todo o estado, principalmente ao sudoeste, onde os acumulados podem chegar a 60 mm.

Sudeste

Minas Gerais: Entre os dias 22 e 25 de Junho, o ar volta a secar pelo interior mineiro. A umidade relativa do ar pode ficar chegar a 30% no centro-norte, oeste e interior. Na faixa leste e no nordeste a umidade continua elevada, devido aos ventos marítimos, mas não há expectativa de chuva. Do dia 26 ao dia 30 de Junho, a umidade aumenta um pouco em áreas do sul, melhorando apenas a qualidade do ar. O restante do Estado continua com tempo firme e seco.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: Entre os dias 22 e 26 de junho outra frente fria avança pelo país e favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Estado. No sul de Mato Grosso do Sul o acumulado de chuva varia entre 20 e 40 mm e nas demais áreas o volume varia entre 10 e 20 mm. Entre os dias 27 de junho e 01 de julho uma massa de ar seco predomina e não há previsão de chuva significativa para o Estado.

Mato Grosso: O ar mais seco sobre o Estado inibe a formação de nuvens de chuva e nos próximos 15 dias não há previsão de chuva significativa para Mato Grosso.

Goiás: Entre os dias 22 de junho e 01 de julho uma massa de ar seco predomina e não chove no Estado.

Nordeste

Bahia: Do dia 22 ao dia 25 de Junho, o oeste baiano continua seco, com umidade variando entre 25 e 30% nas horas mais quentes do dia. Já no leste, a umidade aumenta e são esperados entre 10 e 20 mm de chuva. No litoral, devido às instabilidades vindas do mar, os acumulados devem variar entre 30 e 40 mm. Entre os dias 26 e 30 de Junho, a chuva mais significativa continua se concentrando no litoral baiano, onde são esperados, de maneira geral, entre 10 e 20 mm, com picos que podem atingir até 60 mm no Recôncavo baiano. As demais áreas do Estado seguem sem mudanças, com tempo firme.

Estados Unidos

Sucessivos avanços de sistemas frontais provocam chuva sobre os estados de Colorado, Nebraska, Kansas, sul de Minnesota, Wisconsin, Illinois e Indiana. Chove também no sul de Lousiana. Nestas áreas, o volume semanal de chuva fica entre 75 e 125 mm, e corresponde a quase três vezes mais que o normal esperado para esta época do ano. A costa oeste, principalmente Washington, fica com tempo seco. A temperatura fica ligeiramente superior em relação à média em praticamente todas as áreas dos Estados Unidos contíguos.

Com informações da Agência CMA.