Detalhes sobre os modelos que sairão da nova linha de montagem gaúcha, porém, não serão antecipados. Dos dois novos Chevrolet, um está na fase final de projeto e deverá ser lançado dentro de dois anos, tempo previsto para a construção da nova fábrica.
Em desenvolvimento no Centro de Design da General Motors da LAAM (divisão que abrange as regiões América Latina, África e Oriente Médio), em São Caetano do Sul (SP), os dois carros deverão ser montados sobre uma nova plataforma.
A opção por Gravataí foi motivada pela produtividade do complexo gaúcho, segunda maior da GM no mundo e abaixo apenas de uma planta chinesa. Serão modelos de grande volume equipados com motor de pequena capacidade cúbica e terão preços próximos ao do Celta. O investimento na nova fábrica supera os recursos aplicados na instalação da planta em operação em Gravataí.
Centro de design em SP cria modelos totalmente nacionais
No começo de 2008, o Centro de Design paulista teve sua estrutura triplicada em área, recebeu avançados equipamentos e o quadro de profissionais saltou 79 para 190. Dali, saíram projetos 100% brasileiros como o novo Vectra, o Celta Nova Geração e o Prisma, ou o conceito GPiX. Apresentado em outubro no Salão do Automóvel de São Paulo, originou a nova família Viva que teve a produção iniciada em junho, na fábrica argentina de Rosário.
A unidade de design brasileira foi criada quando a GM dividiu as responsabilidades de projetos globais entre suas principais unidades no mundo, cabendo ao Brasil desenvolver veículos como picapes médias. A ideia começou a partir de uma arquitetura global e teve de considerar fatores como a necessidade de baixo custo de produção e a adaptação às características de cada mercado.