Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RS confirma segunda morte por febre amarela desde dezembro

Industriário de 28 anos morreu depois de entrar em uma mata para pescarO Centro Estadual de Vigilância em Saúde recebeu nessa terça, dia 13, a confirmação da segunda morte por febre amarela desde dezembro no Rio Grande do Sul. Exames do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, apontaram que a doença matou o industriário Rudinei Cordeiro, 28 anos. O Rio Grande do Sul não apresentava óbitos pela enfermidade havia 43 anos.

Morador de Nova Santa Rita, Cordeiro morreu no dia 6 no Complexo Hospitalar da Santa Casa, em Porto Alegre. Ele havia viajado no feriadão de Natal para Pirapó, na região das Missões, área de risco para a febre amarela. Cordeiro entrara na mata para pescar.

A outra morte, confirmada na semana passada, foi a da dona de casa Veridiana Teixeira, 31 anos, de Santo Ângelo. Ela morreu no dia 25 de dezembro com suspeita de ter sido picada pelo mosquito transmissor em Eugênio de Castro.

O medo das autoridades é que o número aumente. Em Santo Ângelo, dois casos estão sendo investigados.

A doença também atinge animais. Desde outubro, 419 bugios foram encontrados mortos. Em 18 municípios, foi confirmada a febre amarela como causa das mortes. Desde essa terça, 12 técnicos da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde estão nas Missões. A preocupação é atingir com a vacina prioritariamente a população das zonas rurais, já que o mosquito Haemagogus vive em matas.

Sair da versão mobile