ANÁLISE

Conflito em Israel: especialistas alertam para impactos no agronegócio; entenda

Israel representa aproximadamente 10% das importações brasileiras de cloreto de potássio, sendo o terceiro maior fornecedor

Especialistas alertam para impactos incertos no agronegócio devido ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. Os maiores alertas concentram-se nos preços dos fertilizantes, especialmente do cloreto de potássio, e os potenciais efeitos no mercado brasileiro.

O advogado especialista em direito internacional, Abrahão Fecury, destaca que, semelhante ao ocorrido durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, há uma tendência de elevação nos preços dos fertilizantes, embora em menor nível. Israel representa aproximadamente 10% das importações brasileiras de cloreto de potássio, sendo o terceiro maior fornecedor, após Canadá e Rússia.

Quando questionado sobre a preparação do Brasil para enfrentar possíveis entraves devido à dependência externa de fertilizantes, Abraão aponta que embora haja estoque suficiente, a produção nacional não atende totalmente à demanda anual, variando entre 9 e 11 milhões de toneladas de cloreto de potássio.

Quanto aos possíveis efeitos sobre os mercados, Fecury sugere que, embora haja uma possibilidade de aumento nos preços, seria em menor escala do que o observado no conflito Russo. Ele ressalta que, em caso de prolongamento do conflito, o mercado internacional pode se adaptar, com o Brasil buscando outras origens de importação.

Diante do cenário incerto e da possibilidade de extensão do conflito, especialistas estão monitorando de perto os desenvolvimentos, enquanto o setor agrícola permanece atento às potenciais mudanças nos preços e na disponibilidade de fertilizantes.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.