Conflito entre agricultores e índios ainda é um impasse para o governo federal

Processo de demarcação de terras indígenas se arrasta há décadas, mas nos últimos meses a história ganhou novos capítulosO conflito entre agricultores e índios é um dos impasses que precisam ser resolvidos pelo governo federal. O processo de demarcação de terras indígenas no Brasil já se arrasta há décadas, mas nos últimos meses a história ganhou novos e conturbados capítulos. Em maio, a tentativa de reintegração de posse de uma fazenda em Mato Grosso do Sul, que havia sido invadida por índios, terminou em conflito entre policiais e indígenas e uma morte. O governo federal passou a se reunir com representantes dos

>> Veja notícias sobre demarcações de terras

– Nossa posição é que as terras indígenas sejam demarcadas, e o Estado ainda está lento. Precisa melhorar a Funai. E que o Incra tenha condições de demarcar essas áreas – diz Zenildo Pereira, secretário de  Política Agrária da Contag.

Uma das soluções para tentar controlar os conflitos seria a regulamentação da portaria 303, que aplica para as demais terras indígenas do país as mesmas regras da demarcação da Raposa Serra do Sol. A medida está paralisada até que os recursos sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

– Ela trava o processo de conflito. A suspensão é uma desculpa que o governo encontrou – fala o deputado Valdir Colatto.

O representante do Conselho Indigenista Missionário, Cleber Buzatto, discorda e afirma que a portaria tira o poder dos índios sobre a própria terra.

– Principalmente, a questão da limitação do direito dos povos ao usufruto exclusivo e permanente de suas terras, a portaria relativiza muito desse direito. E também o direito de consulta livre e prévia, sem consentimento dos povos, livre e prévia em relação ao uso e exploração das terras tradicionalmente ocupadas. Além da condicionante que limita a questão das demarcações e da revisão de limites das terras indígenas. Então essas são questões que são mais agudas e que os povos indígenas se contrapõem – diz Buzatto.

Nesta semana, o Canal Rural apresenta uma série de reportagens sobre como os protestos realizados em todo o país estão refletindo na atuação do Palácio do Planalto e o que isso interfere no agronegócio. Confira a primeira:

>>Brasil para em manifestações por melhor qualidade nos serviços e menos corrupção na política

Clique aqui para ver o vídeo