O maior evento do país de valorização da imagem do agronegócio e das iniciativas inovadoras para a comunicação com os profissionais do campo foi realizado nesta quarta-feira (13), em São Paulo. O Congresso de Marketing do Agro ABMRA é uma oportunidade única para troca de conhecimentos e que inspira a criação de marcas fortes no setor.
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) reuniu profissionais especializados na comunicação direta com produtores rurais, um debate de ideias que visa a melhora contínua da comunicação com o setor.
A ABMRA é a responsável pela condução da pesquisa Hábitos do Produtor Rural, o mais completo estudo de perfil do segmento.
A entidade atua desde 1979 promovendo intercâmbio de informações e a integração dos diversos elos do agronegócio nacional.
“A nossa missão é aprimorar a comunicação entre todos os segmentos da cadeia produtiva, facilitando uma interação mais eficaz. Investimos em duas áreas principais para alcançá-la: primeiro, estamos construindo uma narrativa sólida e fortalecendo a marca ‘Agro do Brasil’. Em segundo lugar, estamos focando nossos esforços na educação, por meio da nossa plataforma que chamamos de ‘academia’, a qual estamos atualmente desenvolvendo. Em breve, lançaremos esta plataforma, oferecendo cursos de reciclagem para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva, além de estabelecer parcerias estratégicas”, diz Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro.
Para se comunicar com os produtores rurais é preciso conhecê-los.
A construção da melhor rota para as grandes ideias no diálogo com o agro passa pelo entendimento das tendências e comportamentos dos profissionais do campo.
“Sempre enfatizamos que a presença online pode ser um protagonista crucial, mas não deve ser considerada como a única abordagem para alcançar os produtores. Portanto, é fundamental que analisemos minuciosamente cada estratégia para responder a cada desafio específico do setor agrícola. Devemos escolher cuidadosamente os canais de comunicação, tanto online quanto offline, e realizar uma orquestração eficaz para garantir os melhores resultados no campo. Isso é o que realmente importa”, afirma Alberto Meneghetti, diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro.
Um dos principais desafios para valorizar a imagem do agro no país está na tarefa de demonstrar a sustentabilidade da produção. Para Silvia Massruhá, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, todos os elos do setor produtivo devem se empenhar para superar a questão.
“É crucial que consideremos a cadeia de valor como um sistema integrado e debatamos a importância da questão socioambiental em todos os seus elos. Através deste alinhamento, podemos adquirir uma visão mais sólida e efetiva, permitindo-nos comunicar eficazmente com a população urbana e a sociedade em geral. Devemos compreender que a sustentabilidade no setor agrícola abrange não apenas a dimensão econômica, mas também a ambiental e social”, diz.