Congresso discute conservação de terras privadas

Encontro será entre 10 e 12 de dezembro, no Rio de JaneiroO 8º Congresso Interamericano de Conservação em Terras Privadas será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de dezembro. O evento, que já percorreu cinco países ? Costa Rica, com três edições, Equador, Chile, México e Colômbia ? chega pela primeira vez ao Brasil e pretende reunir cerca de 500 empreendedores e ambientalistas de todo o continente.

As inscrições para artigos a serem apresentados na mostra Conservação em Terras Privadas nas Américas, que faz parte da programação paralela ao congresso, vão até o dia 30 de outubro. A promoção é da Aliança de Redes Latino-Americanas de Conservação Privada e a organização é da Associação Patrimônio Natural do Rio de Janeiro, da Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, do Instituto Estadual de Florestas, do Instituto BioAtlântica e da The Nature Conservancy.

As palestras discutirão temas como: O papel dos governos e as políticas públicas para a conservação em terras privadas, Negócios e conservação em terras privadas: financiando os sonhos, O papel da conservação em terras privadas e A conservação corporativa, a conservação familiar e a conservação comunitária: três mundos que se completam ou que competem entre si?.

O evento também contará com oficinas que visam a divulgar as melhores-práticas para a conservação da biodiversidade em terras privadas, relacionando-a a temas como ecoturismo, concessões florestais, conservação com agricultura e agropecuária, serviços ambientais em reservas privadas, conservação corporativa e conservação comunitária.