Congresso reúne melhores da raça Quarto de Milha

É um animal rápido e robusto que precisa ser bem conduzido para obter bons resultados em pistaOs melhores exemplares do cavalo Quarto de Milha estão esta semana no Congresso Nacional da raça, em Avaré, interior de São Paulo. É um animal rápido e robusto que precisa ser bem conduzido para obter bons resultados em pista.

A semana de competições foi aberta com o team pening, a prova mais familiar do Quarto de Milha. Homens, mulheres e crianças trabalham juntos para separar três bezerros sinalizados com um mesmo número. Porém, o que chama mesmo a atenção é a força do cavalo. Na musculatura definida está o segredo do especialista em corridas de curta distância Celso Cuba, juiz Oficial da Associação Brasileira da Raça Quarto de Milha (ABQM).

A velocidade fica mais evidente na prova de cinco tambores. Dois competidores correm lado a lado e vence quem completar o percurso primeiro. É quando aparece outro item de fábrica do quarto de milha: a agilidade. São características observadas em detalhes pelos juízes.

Apesar do foco do trabalho dos juízes estar nas características físicas dos animais, existe uma posição unânime entre eles. Não adianta ter um animal quase perfeito se o cavaleiro que estiver montando não for um verdadeiro atleta.

Sintonia com o cavalo é assunto para o competidor Vagner Simionato, o Vaguinho. Com 30 anos de experiência, é o atleta com maior pontuação na história da ABQM. Nesta semana, ele vai mostrar toda a habilidade 38 vezes nas pistas do congresso da associação.

Entre os competidores da nova geração, o destaque é Dannniely Marques de Lima, de 16 anos. Ela viajou 500 quilômetros de Iturama (MG), para buscar um título em Avaré. Com o cavalo forte e veloz, atleta bem preparado e equipe entrosada, o resultado tem que ser bom.