José Roberto Brucceli foi escolhido por mais de 54% do público; pesquisador e produtor também são destaques
Valorizar produtores e profissionais que fazem da soja o principal produto do agronegócio brasileiro. Este é o objetivo do concurso cultural Personagem Soja Brasil. Nesta edição, oito participantes tiveram suas histórias contadas na tela do Canal Rural. Uma votação feita aqui no site do Soja Brasil e o público escolheu a pessoa que melhor representa a cadeia produtiva.
Após um mês de votação, mais de seis mil votos, o vencedor na categoria Votação Popular foi o produtor rural José Roberto Brucceli, de Rio Verde, em Goiás. Ele recebeu 3.403 votos do público, com 54,4% da votação. Seu nome foi indicado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Faeg/Senar).
Brucceli é uma das principais lideranças da maior região produtora de Goiás. Ele foi um dos que apostaram no crescimento do Centro-Oeste e trabalhou muito para construir sua vida no estado. Há 20 anos atuando no sindicalismo rural, um dos grandes feitos de seu trabalho foi conseguir renegociar a dívida dos produtores rurais após um surto do cancro da haste. Além disso, é reconhecido como um incentivador da educação no município, inclusive ajudando a construir escolas na cidade.
Relembre a história do agricultor:
Produtor e pesquisador referência
Premiar o melhor entre os melhores não é uma tarefa fácil. Por isso, o Projeto Soja Brasil reuniu seus parceiros para destacar dois elos fundamentais na cadeia produtiva da soja: produtor e pesquisador. Uma comissão julgadora elegeu um destaque em cada área.
Produtor: O agricultor Maurício De Bortoli tinha uma ideia fixa desde os 10 anos, estudar agronomia para tocar os negócios da família. Essa dedicação pelo trabalho no campo inspira outros produtores e os funcionários de sua propriedade. A busca pela inovação deu frutos: De Bortoli ganhou por duas vezes o Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja em área irrigada do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), alcançando mais de 97 sacas por hectare.
Relembre a história:
Pesquisador: A contribuição do pesquisador Carlos Arias para a cultura da soja no país foi o desenvolvimento da primeira soja transgênica 100% brasileira, a Cultivance. Arias lidera o projeto de pesquisa de cultivares da Embrapa Soja. Sua liderança é considerada a responsável pelo sucesso das plantas desenvolvidas pelo instituto de pesquisa.
Relembre a história: