Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conhecimento será base para próximas políticas agrícolas, promete Ministério da Agricultura

Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) foi lançado nesta terçaCom o objetivo de avaliar políticas para o agronegócio brasileiro a partir do levantamento de dados do território nacional, foi lançado nesta terça, dia 30, o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, o titular da Secretaria-Executiva do Ministério, José Carlos Vaz, destacou a importância de utilizar conceitos estratégicos para a elaboração de programas e políticas para o agronegócio.

– Faremos mapeamentos territoriais para a elaboração das estratégias governamentais. Os primeiros resultados devem ser entregues no primeiro semestre de 2013 e devem ser utilizados para a elaboração do próximo Plano Agrícola e Pecuário – explicou.

O Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) será uma dos contemplados com a utilização de informações. As ações da iniciativa devem se basear em investimentos que contemplem ações mais efetivas às realidades locais. De acordo com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, uma das principais vantagens é melhorar a eficiência agrícola em direção à sustentabilidade.

– Será possível fazermos investimentos planejados na nossa agricultura e antecipar problemas. O foco será elevar nossa produtividade e agredir cada vez menos o meio ambiente – disse.

O conhecimento gerado pelo NIT permitirá a viabilização das estratégias de otimização do uso do solo, possibilitando melhor foco das políticas públicas, redução do risco e melhor alocação do crédito rural por meio de vantagens regionais. O núcleo ainda acompanhará ainda ações de desmatamento, além da dinâmica do avanço da atividade agrícola no território nacional.

Essas informações serão disponibilizadas a partir do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura (SomaBrasil), ferramenta desenvolvida pela Embrapa que será apresentada durante o evento e pela qual será possível inspecionar as atividades agropecuárias pela internet com dados fornecidas por satélite.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile