Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EM 9 DE SETEMBRO

Conselheiro da União Europeia fala sobre o Green Deal no FIAP em Cuiabá

Fórum trará debates com líderes nacionais e internacionais sobre modelos para garantir a segurança alimentar do planeta

Conselheiro da União Europeia fala sobre o Green Deal no FIAP em Cuiabá

O Pacto Ecológico Europeu, chamado de Green Deal, que traz uma série de medidas sociais e comerciais a fim de alcançar a neutralidade climática da União Europeia até 2050, será um dos assuntos do painel internacional do Fórum Internacional Agropecuária (FIAP 2024), que acontece no dia 9 de setembro, no espaço Cenarium Rural, em Cuiabá, Mato Grosso.

Intitulado “Novas regras e modelos para garantir a segurança alimentar do planeta”, o painel traz o Conselheiro da União Europeia no Brasil, Laurent Javaudin, que participará dos debates ao lado de outros líderes internacionais como o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e coordenador do Conselho Agropecuário do Mercosul, Gabriel Delgado; o adido agrícola do Chile, Ricardo Moyano; a diretora de assuntos multilaterais do Ministério da Agricultura do Japão, Ritsuko Yoneda; o Gerente de Agronegócio da Apex, Laudemir Muller e a vice-presidente de Relações Públicas da Crop Life, Laurie Goodwin.

“Será uma importante oportunidade de aproximar essas lideranças do agro brasileiro e, principalmente, para avançarmos nas tratativas de acordos internacionais”, disse o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, que promove o fórum com o apoio do da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), CropLife, Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN ) e Azul Linhas Aéreas, além do patrocínio da JBS, Apex Brasil, John Deere e do Senar MT e apoio de conteúdo da CNN.

Conclusões do B20

O FIAP pretende ainda tratar das conclusões do B20 – grupo da iniciativa privada liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que elaborou recomendações de políticas públicas que devem influenciar as decisões do G20.

“Para avançarmos neste tema de grande relevância, além de propor soluções para os grandes desafios globais, como a transição energética e o processo de descarbonização, precisamos discutir mecanismos sustentáveis que garantam a segurança alimentar do planeta – e o agro brasileiro tem muito a ensinar para o mundo”, concluiu Cargnino, relembrando que o Brasil saiu de importador para o maior exportador mundial de alimentos.

G20 Agro

Mato Grosso foi escolhido para sediar uma das 13 reuniões técnicas e ministeriais do G20, entre os dias 10 e 14 de setembro, na Chapada dos Guimarães (MT). É o momento em que chefes de Estado e de governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.

A próxima reunião da Cúpula de Líderes do G20 será em novembro, no Rio de Janeiro, com a presença de 19 países membros, mais a União Europeia.

Sair da versão mobile