O programa dispõe de uma dotação de cerca de 296 milhões de euros. Os candidatos selecionados poderão receber até 2 milhões para realizar suas pesquisas durante cinco anos, no máximo, em um laboratório público ou privado da União Européia ou de um país associado.
A chamada divide-se em três seções, de acordo com as grandes áreas de pesquisa. As inscrições para a seção de Ciências físicas e engenharia poderão ser feitas até o dia 29 de outubro. Para a área de Ciências humanas e sociais , as inscrições se encerram no dia 19 de novembro. Para Ciências da vida, vão até 10 de dezembro.
O critério fundamental de seleção será a excelência científica dos projetos. Os candidatos deverão ter forte potencial de liderança científica, com o objetivo de formar ou consolidar uma equipe de pesquisa independente em torno de projetos de risco na fronteira do conhecimento.
Os candidatos deverão também apresentar potencial de independência e maturidade científica. Espera-se, por exemplo, que eles já tenham produzido pelo menos uma publicação importante sem participação de seu orientador.