Conselho Monetário Nacional amplia prazo para produtores de café formalizarem renegociação de dívidas

Processo encerrava em 15 de julho, foi estendido até 31 de outubroO Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou o prazo para formalização da renegociação de parcelas de financiamentos rurais para produtores de café arábica. O prazo, que terminava em 15 de julho deste ano, foi estendido até 31 de outubro. Segundo o Ministério da Fazenda, a mudança foi feita a pedido do Ministério da Agricultura (Mapa) e dos bancos.

• Veja os outros votos da reunião do CMN

• Cooxupé deve produzir 30% menos café que o previsto para safra 2014

No fim do ano passado, o governo autorizou a renegociação de parcelas com vencimento entre julho de 2013 e junho de 2014, contratadas até 10 de janeiro de 2014. Para ter acesso à renegociação, o mutuário teve que manifestar interesse junto ao banco até 31 de janeiro deste ano. Agora, segundo o secretário-adjunto de Política Agrícola da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo, cerca de 80% dos produtores já fizeram a formalização.

– Mas um grupo pequeno, seja pela seca que atrasou o plantio, ou seja por problemas operacionais com o banco, perdeu a data de 15 de julho – explicou.
 

Agência Estado