Conselho de produtores de laranja e exportadores de suco deve começar a funcionar ainda em 2013

Consecitrus é um dos pontos de termo de compromisso firmado por Votorantim e Fisher com o Cade na época da fusão da Citrosuco com a CitrovitaO Conselho dos Produtores de Laranja e Exportadores de Suco (Consecitrus) deve começar a funcionar até o final deste ano. A garantia é do presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas. Segundo Viegas, a proposta é de que a implantação do Consecitrus tenha uma fase transitória, com um cronograma de cinco anos, período em que contaria com o apoio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para mediar possíveis conflitos.

Viegas destacou que o importante da proposta é que até final do ano o setor já teria uma sugestão de preços para a comercialização da próxima safra. Ele lembra que a criação do Consecitrus é um dos pontos do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) firmado pelos grupos Votorantim e Fisher com o Cade na época da fusão da Citrosuco com a Citrovita. Segundo Viegas, o conselho Ricardo Ruiz, relator do caso, deve deixar o Cade em janeiro próximo.

A Associtrus está convocando os citricultores paulistas para uma audiência em Brasília na terça-feira, dia 10, com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Uma das principais reivindicações da Associtrus é a inclusão da laranja na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A associação também pede renegociação de dívidas (securitização), a inserção de suco de laranja em programas governamentais de alimentação, aumento do porcentual de suco de laranja nos néctares, redução de impostos, entre outras reivindicações.

Agência Estado