Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conselho de produtores de laranja e exportadores de suco deve começar a funcionar ainda em 2013

Consecitrus é um dos pontos de termo de compromisso firmado por Votorantim e Fisher com o Cade na época da fusão da Citrosuco com a CitrovitaO Conselho dos Produtores de Laranja e Exportadores de Suco (Consecitrus) deve começar a funcionar até o final deste ano. A garantia é do presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas. Segundo Viegas, a proposta é de que a implantação do Consecitrus tenha uma fase transitória, com um cronograma de cinco anos, período em que contaria com o apoio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para mediar possíveis conflitos.

Viegas destacou que o importante da proposta é que até final do ano o setor já teria uma sugestão de preços para a comercialização da próxima safra. Ele lembra que a criação do Consecitrus é um dos pontos do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) firmado pelos grupos Votorantim e Fisher com o Cade na época da fusão da Citrosuco com a Citrovita. Segundo Viegas, o conselho Ricardo Ruiz, relator do caso, deve deixar o Cade em janeiro próximo.

A Associtrus está convocando os citricultores paulistas para uma audiência em Brasília na terça-feira, dia 10, com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Uma das principais reivindicações da Associtrus é a inclusão da laranja na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A associação também pede renegociação de dívidas (securitização), a inserção de suco de laranja em programas governamentais de alimentação, aumento do porcentual de suco de laranja nos néctares, redução de impostos, entre outras reivindicações.

Agência Estado
Sair da versão mobile