Consórcio milho com braquiária: técnicos e agricultores do Paraná visitam Embrapa

Para idealizador do projeto, dificuldades encontradas em Mato Grosso do Sul são idênticas às do Estado sulistaTécnicos e agricultores associados da Cocamar Cooperativa Agroindustrial de Maringá (PR) visitaram, nos dias 20 e 21, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e lavouras de consórcio de milho com braquiária nos municípios de Ponta Porã e Maracaju, ambos no Mato Grosso do Sul.

Na Embrapa, eles assistiram a uma palestra ministrada pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Lafourcade Asmus, sobre nematóides e visitaram ensaios de população de braquiárias em consórcio com milho safrinha.

Acompanhados pelo engenheiro agrônomo Gessí Ceccon, idealizador do consórcio, pelo analista Alceu Richetti, e pelos pesquisadores Carlos Kurihara e Luiz Armando Zago Machado, eles conheceram, ainda, as propriedades rurais de Edio Neuls, em Ponta Porã, e de Tenório Cavalcanti e Gijbertus Beukoff, em Maracaju, produtores que se destacam na tecnologia do consórcio, juntamente com o engenheiro agrônomo Marcio Chichelero.

? Um exemplo de benefício conseguido pelo senhor Edio foi que na safra de soja 2008/09 ele não sofreu com a estiagem prolongada durante o cultivo. No caso do produtor Tenório, o benefício verificado é a oferta constante de pasto aos bovinos durante o período da seca ? diz o engenheiro agrônomo Gessí Ceccon.

? Com a visita, os agrônomos e agricultores da Cocamar, que já utilizam o consórcio no norte e noroeste do Paraná, constataram que as dificuldades encontradas em Mato Grosso do Sul, sendo a principal delas a qualidade de sementes da forrageira, são idênticas às vivenciadas por eles, mas todos ainda vêem o consórcio como alternativa para armazenamento de água no solo e para obter melhores rendimentos com a soja no verão ? finaliza Gessí.