Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Constituição Brasileira completa 20 anos neste domingo

Exposição no Congresso Nacional relembra a dataNeste domingo, dia 5, a Constituição Brasileira completa 20 anos. Nascida após o regime militar, a sétima constituição do país, ao contrário das outras, não teve nenhum projeto prévio. Pela primeira vez o Brasil teria uma constituição coletiva, elaborada com o auxílio do povo.

? Isso é uma característica dessa constituição que nenhuma das outras que a gente teve trás essa emoção, esse garbo, essa vontade de participar, essa vontade de mudar um país ? diz o professor de história do parlamento brasileiro, Casimiro Neto.

A Assembléia Nacional Constituinte foi eleita em novembro de 1986, no auge do Plano Cruzado de Sarney. Era composta por 559 membros (72 senadores e 487 deputados), filiados a 12 partidos. Ideologias diferentes que aprenderam a dialogar.

? Isso que é interessante nessa Constituinte e depois da Constituinte também. Aprendemos a fazer um novo parlamento brasileiro, a dialogar mesmo, firmemente, defender nossas idéias, o que hoje é feito no parlamento ? afirma Casimiro Neto.

Foram quase dois anos de discussões em torno daquela que ficaria conhecida como a Constituição Cidadã. O texto recebeu 61 emendas de parlamentares e 122 emendas populares. Houve mais de 120 audiências públicas no Congresso até que, em 5 de outubro de 1988, o presidente da Assembléia Nacional Constituinte, o então deputado Ulisses Guimarães declarou promulgada a nova Constituição do país.

? Ela consolidou vários direitos individuais, várias legislações, várias leis que o Brasil possuía, que eram dispersas, voltadas para os direitos individuais, sociais, coletivos. Então nós temos uma constituição avançada em termos de democracia e em termos de direito para a sociedade ? afirma o cientista político Ricardo Caldas

Dos 250 artigos, 133 foram aprovados com ressalva e estavam sujeitos a regulamentação pelo Congresso. Nestes 20 anos, apenas 209 dispositivos foram regulamentados. Na opinião do cientista político, os detalhes do texto constitucional dificultaram o cumprimento das leis.

? Na minha opinião, ela foi além do que o texto constitucional deveria ir. Poderia ter ficado simplesmente em princípios voltados para a consolidação do Estado de direito, da democracia, do direitos individuais e sociais perante o Estado.

Nova Constituição garantiu aposentadoria aos trabalhadores rurais

Uma das principais contribuições da Constituição de 1988 para o trabalhador do campo foi a inclusão da aposentadoria rural, conquista que hoje faz a diferença para quem vive da agricultura. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 10 anos o número de contribuintes na zona rural cresceu de 18,2% em 1987 para 26,2% em 2007.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais no Rio Grande do Sul, Elton Weber, a Constituição de 1988 implantou um novo conceito de seguridade social no Brasil, composta por três segmentos básicos: Previdência Social, Saúde e Assistência Social.

? Até então se tinha meio salário mínimo para o homem que trabalhava na agricultura e a mulher não tinha nada. A partir de 1988 se conseguiu os dois salários, a ampliação para outros benefícios e igualou o assalariado urbano e rural.

Celebração

A data poderá ser relembrada na exposição 20 anos da Constituição Cidadã, no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. Vídeos, fotografias e diversos documentos resgatam uma fase importante da história do país. A mostra será aberta nesta terça, dia 7, e vai até o dia 2 de novembro.

Sair da versão mobile