Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Consultoria eleva previsão da produção de soja para 103,1 milhões de toneladas

O aumento se deve a alterações na produtividade, que passou de 50,4 sacas por hectare em dezembro para 51,1 sacas em janeiro

Fonte: Gabriel Rezende Faria/Embrapa

A consultoria AgRural elevou sua previsão de produção de soja no Brasil em 2016/17 para 103,1 milhões de toneladas, ante a projeção de 101,8 milhões de toneladas de dezembro. Segundo a AgRural, o aumento se deve a alterações na produtividade, que passou de 50,4 sacas por hectare em dezembro para 51,1 sacas agora em janeiro. A projeção de área foi mantida em 33,6 milhões de hectares.

“O aumento da produtividade esperada no Sul do Brasil (em mais 2 sacas por hectare na combinação dos três Estados, em relação a dezembro) mais do que compensa, por ora, as perdas causadas pela falta de chuva na Bahia (queda de 2,5 sacas), Minas Gerais (queda de 2 sacas, especialmente por causa do noroeste) e Goiás (queda de 0,5 saca, com destaque para o leste)”, disse a consultoria. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram suas expectativas de rendimento ajustadas para cima, em 0,6 saca e 1 saca por hectare, respectivamente.

Nos estados de Tocantins, Maranhão e Piauí, as produtividades estimadas em dezembro foram mantidas e, segundo a AgRural, serão revisadas em fevereiro. “Embora esses estados tenham recebido chuvas abaixo do normal em dezembro e no início de janeiro, eles têm previsão de volumes razoáveis nas próximas duas semanas – algo que não acontece na Bahia, que teve a estimativa de produtividade já reduzida”, informou a consultoria. No Sul do Brasil, novos ajustes para cima no rendimento deverão ser feitos em fevereiro, especialmente no Rio Grande do Sul, caso o clima continue colaborando, segundo a AgRural.

Para o milho, a AgRural estima a produção total brasileira em 88,3 milhões de toneladas, com 28,4 milhões de toneladas na safra de verão e 59,9 milhões de toneladas na safra de inverno. Os números deverão ser atualizados nas próximas semanas. 

Sair da versão mobile