Na avaliação da Agroconsult, no oeste do Paraná, 55% das lavouras de soja estão em maturação e parte das áreas foi colhida na primeira quinzena de janeiro. No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas irregulares prejudicaram o desenvolvimento das lavouras superprecoces da oleaginosa, mas as precoces e tardias apresentam bom desenvolvimento com previsão de boas produtividades. Em Mato Grosso, a colheita alcança 1% da área, com produtividades entre 50 sacas e 54 sacas por hectare nas regiões oeste e da BR-163.
Segundo a Agroconsult, as lavouras de milho verão de Goiás, Minas Gerais, da Bahia, do Piauí e Maranhão foram prejudicadas pela estiagem que durou 20 dias em algumas regiões. Embora poucas lavouras tenham sido afetadas durante o período de formação do pendão, o estresse hídrico prejudicou o desenvolvimento, levantando dúvidas em relação ao potencial produtivo da safra nesses estados.
A Agroconsult avalia que “as chuvas já voltaram a cair nessas regiões e as previsões para as próximas semanas indicam regularização do regime de chuvas”. As estimativas de produtividade nesses Estados, que sugeriam aumento, foram revisadas e agora indicam estabilidade em relação à safra passada.