A consultoria francesa Stratégie Grains revisou para baixo pela quinta vez seguida sua estimativa mensal para a safra de grãos na União Europeia (UE), na temporada que vai de julho de 2017 a junho de 2018. A nova projeção é de produção de 295,6 milhões de toneladas, queda de 0,97% em comparação com as 298,5 milhões de toneladas estimadas no levantamento anterior, de maio.
A consultoria reduziu sua perspectiva de produção de milho em 1,2 milhão de toneladas, para 58,8 milhões de toneladas. A permanência do clima desfavorável levou a consultoria a levantar preocupações com relação à produção de milho na França, Espanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A projeção para o trigo soft foi cortada em 900 mil toneladas, para 140,7 milhões de toneladas. Na mesma direção, a estimativa de colheita de cevada teve um corte de 500 mil toneladas, ante o relatório do mês anterior, para 57,5 milhões de toneladas.
A colheita de cevada de inverno caminhou a todo o valor no início de julho, enquanto a colheita de trigo soft havia apenas começado. Os relatórios iniciais sobre a cevada francesa e o trigo soft francês e italiano foram encorajadores, disse a Stratégie.
Os rendimentos estão satisfatórios na Bulgária, Romênia, Hungria e Polônia, relatou a consultoria. Entretanto, os rendimentos foram prejudicados “pelo clima extremamente quente na Espanha, França e, em menor grau, na Alemanha, Áustria, República Checa e Eslováquia”, concluiu a consultoria, em nota.