A Informa revisou para baixo as estimativas de produção de soja e milho da Argentina. A consultoria projeta uma safra de 58,4 milhões de toneladas da oleaginosa, recuo de 1,1 milhão de toneladas ante a previsão de novembro. A colheita de milho do país deve somar 27 milhões de toneladas, número um milhão de toneladas inferior à estimativa do mês passado. A estimativa é de que o país vizinho reduza 300 mil hectares de área plantada com a oleaginosa e 100 mil hectares com o grão.
Em seu relatório de oferta e demanda do dia 9 de novembro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, por sua sigla em inglês) estimou que a safra de soja do Brasil alcance 81 milhões de toneladas e a da Argentina, 55 milhões de toneladas. O USDA projetou uma colheita de 70 milhões de toneladas de milho pelo Brasil e de 28 milhões de toneladas pela Argentina.
A consultoria também reduziu a projeção para a safra de trigo da Argentina em 500 mil toneladas na comparação com o previsto no mês passado, para 11,5 milhões de toneladas. Se a estimativa se concretizar, o dado será 4,5 milhões de toneladas inferior à produção do ano anterior.
Já no caso da China, a Informa elevou sua previsão para a produção de milho em 2013 em quatro milhões de toneladas, para 205 milhões de toneladas.
O governo norte-americano divulgará suas próximas estimativas de oferta e demanda em 11 de dezembro.