Safras & Mercado aponta nova safra recorde, com bons resultados no Sul, Centro-Oeste e Sudeste
A consultoria Safras & Mercado divulgou a sua previsão para a safra de soja 2015/2016. Segundo a estimativa, o Brasil deverá colher 100,6 milhões de toneladas de soja, número bem acima das 96 milhões de toneladas da última safra.
O estudo aponta que as produtividades nas lavouras do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país vêm surpreendendo ao longo da colheita, devendo compensar a maior parte das perdas do Norte/Nordeste.
No Sul, apesar dos problemas de excesso de umidade, os três estados estão colhendo grandes safras, com destaque para o Rio Grande do Sul, que pelo segundo ano deve colher uma safra recorde.
No Centro-Oeste, embora boa parte das perdas estimadas pela falta de umidade no médio-norte do Mato Grosso tenham se concretizado, as demais regiões do maior estado produtor tiveram bons resultados, resultando em uma produtividade média satisfatória para o estado. No Mato Grosso do Sul, a safra deve ser cheia ou com poucas perdas. Já em Goiás, a safra deverá ser recorde, com grande recuperação frente as perdas registradas na última safra.
No Sudeste, o clima positivo deve encaminhar a maior safra da região. Os estados de Minas Gerais e São Paulo estão colhendo grandes produtividades, encaminhando uma safra cheia e recorde.
No Norte/Nordeste, o clima irregular registrado em Fevereiro/Março de fato comprometeu uma safra que já estava ameaçada devido à falta de chuvas do último trimestre de 2015. Devemos ter perdas de produtividade na maior parte das lavouras do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia].
Com informações de Safras & Mercado