A redução na projeção de março é a quarta seguida feita pela Agroconsult em relação ao recorde de 75,32 milhões de toneladas de soja colhidas na safra anterior. Em dezembro do ano passado, a previsão da Agroconsult para esta safra era de uma produção totalizando 75,18 milhões de toneladas, o que caiu para 73,52 milhões de toneladas em janeiro e para 69,94 milhões de toneladas em fevereiro.
Segundo a Agroconsult, a falta de chuvas na região Sul é a principal responsável pelas perdas, em especial no Rio Grande do Sul e no Paraná, que já registram quebra de safra de, respectivamente, 50% e 16%.
Os técnicos da consultoria observam que a estiagem afetou também lavouras de outras regiões como o sul de Mato Grosso do Sul, o noroeste de Minas Gerais, e algumas áreas do oeste da Bahia. A empresa revisou para baixo as produtividades de Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia.
A consultoria lembra que nesta safra a área cultivada com soja aumentou 3,7%, com a incorporação de mais 909 mil hectares em relação a 2010/11, totalizando 25,09 milhões de hectares.