De acordo com a consultoria, a revisão da estimativa da produção europeia de grãos em 2011/12 está principalmente relacionada ao trigo soft, cuja previsão de safra foi reduzida em 600 mil toneladas, para 132,7 milhões de toneladas.
A Stratégie Grains estima que a Romênia e a República Tcheca colham cada uma 200 mil toneladas a menos que o volume projetado um mês antes, enquanto a Itália e a Hungria devem apresentar uma queda de cem mil toneladas na produção.
Tais reduções basicamente refletem as mudanças nas previsões de área cultivada, embora também tenha havido alguns ajustes pequenos ligados ao impacto do recente clima frio, acrescentou a consultoria. A Europa foi atingida por uma onda de frio no final de janeiro e nos dez primeiros dias de fevereiro, que contrastou bastante com as condições excepcionalmente moderadas até agora neste inverno.
A Stratégie Grains revelou que o clima muito frio não resultará em perdas mais significativas que o normal para as lavouras de inverno da maioria dos países. No entanto, a consultoria informou que os danos devem ser mais severos na Áustria, República Tcheca, Eslováquia e algumas regiões da Romênia e da Polônia, onde os campos provavelmente serão replantados com as safras de primavera. As informações são da Dow Jones.