Se confirmada as análises, soja deve tomar lugar das áreas de milho de verão; novamente Brasil terá produção recorde
A consultoria INTL FCStone projetou aumento de 4,4% na área plantada com soja no Brasil em 2015/2016, para 33,33 milhões de hectares. A oleaginosa deve avançar mais uma vez sobre áreas de milho de verão no país. No Centro-Oeste, Mato Grosso deve continuar puxando o crescimento da área de soja, reforçando a posição de liderança no cultivo do grão no Brasil.
• Área plantada deve crescer 4% em 2015/2016, aponta Safras
Já no Mapito, área que agrega os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, a forte expansão em cima de áreas novas deve ter continuidade, com a área plantada com soja crescendo mais de 10%. Segundo a analista de soja da FCStone Natalia Orlovicin, considerando a tendência histórica de produtividade em cada estado, a safra pode passar das 100 milhões de toneladas.
Céleres faz previsão menor
A Céleres manteve sua previsão para a área de soja 2015/2016 no Brasil de 32,2 milhões hectares, o que representa avanço de 2,3% ante o ciclo anterior. Segundo a consultoria, a expansão de área não deverá ser prejudicada pela recente queda dos preços internacionais.
A consultoria prevê ainda produtividade de 3,02 toneladas por hectare. Com isso, a produção brasileira da oleaginosa deverá alcançar 97,08 milhões de toneladas. Se confirmado, o número representará aumento de 1,2% ante 2014/15.
Com informações de assessoria.