Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Consultorias têm opiniões divergentes sobre preços agrícolas

RC consultores prevê queda nos próximos meses, já a Céleres estima estabilidadeApesar da alta neste inicio de ano, os preços agrícolas podem cair novamente nos próximos meses. A previsão é da RC Consultores. Mas as opiniões são divergentes. Outra consultoria do setor, a Céleres, prevê estabilidade dos preços em níveis um pouco melhores, se comparados ao ano passado.

Depois de um período de cotações muito baixas, o mês de janeiro foi de recuperação para as commodities no mercado internacional. O mesmo cenário ocorreu nos preços praticados no mercado interno. Se considerados os produtos agrícolas no atacado, aqui no Brasil, as cotações tiveram alta de 6,2% em janeiro, na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2008, os preços ficaram 1,3% mais altos.

Mas na avaliação da RC Consultores, esse cenário é transitório e pode mudar a partir de fevereiro. Os analistas acreditam que esta alta ocorreu, basicamente, pelos problemas climáticos enfrentados pela Argentina. Por isso, a consultoria acredita que, com a entrada da safra brasileira no mercado e a economia mundial ainda em processo de desaceleração, com baixa demanda, os preços devem voltar a patamares mais baixos.

Já o diretor da Céleres Consultoria, Anderson Galvão, faz uma previsão mais otimista e acredita que a alta deve se manter.

? Com crise ou sem crise, o nível de estoques mundiais de soja, milho, de grãos é um nível relativamente baixo, do ponto de vista histórico. Portanto, por mais que tenha um cenário de recessão econômica mundo afora, as pessoas não vão cancelar a decisão da compra de comida. Isso, no nosso entendimento, mantém os preços estáveis ou mesmo crescentes. Na China, mesmo que não cresça 11% e cresça 5% ou 6%, as pessoas que não comiam nada ou quase nada passaram a comer alguma coisa. Lógico que não vamos ter as taxas de crescimento que nós vimos nos últimos dois ou três anos, mas algum crescimento é esperado no consumo de alimentos lá fora. E isso, no nosso entendimento, é suficiente para sustentar preço de commodities agrícolas.

Sair da versão mobile