– Sob todos esses cenários, é relativamente forte o crescimento do consumo, que poderia muito bem ultrapassar o crescimento da produção – estima a OIC, em relatório mensal divulgado nesta quinta, dia 1º.
O consumo mundial de café no ano civil de 2010 está projetado em 135 milhões de sacas, um aumento de 2,4% sobre o ano anterior. Estimativas preliminares indicam um maior crescimento em 2011. A organização ressalta que o consumo mundial vem crescendo “de forma consistente há mais de 40 anos, a uma taxa anual de 1,6%”.
Com relação aos estoques do produto, a OIC informa que o volume em países exportadores do grão no ano safra 2011/2012 é de cerca de 17,4 milhões de saca, o menor já registrado desde 1990/1991. Segundo a OIC, os preços do café relativamente altos nos últimos dois anos estimularam exportações e consequente redução dos estoques.
Em contrapartida, os estoques nos países importadores aumentaram “para um nível relativamente saudável de 22,3 milhões de sacas”, informa a OIC.
– Esse acúmulo reduziu preocupações quanto à oferta limitada de certas origens, contribuindo para a queda na trajetória das cotações desde o seu pico no início de maio 2011 – conclui.