De acordo com a resenha, o resultado foi pressionado pelos aumentos de 8,4% no consumo residencial e de 7,2% no comercial. Segundo a EPE, o resultado de julho confirma a tendência de retomada do crescimento do consumo de energia, que já vinha se delineando desde o mês passado.
Entre as regiões, os destaques foram o Centro-Oeste, com aumento de 7,7%; o Sul, com 6,9%, e o Sudeste, maior consumidora de energia elétricado país, com 6,6%. Agregado, o consumo dessas regiões responde por cerca de 80% de toda a demanda nacional por energia elétrica.
Os dados da EPE indicam ainda que o consumo acumulado de janeiro a julho deste ano chegou a 3,8%, superando o resultado do primeiro semestre, que fechou com expansão de 3,5%. Também no resultado acumulado nos primeiros sete meses do ano, o consumo das residências e do comércio foi destaque. No caso das residências, a expansão foi de 5% sobre igual período de 2007 e no comercial, de 4,3%.
A liderança no consumo de energia de janeiro a julho ficou com a Região Sul, com alta de 5,1%; seguida da Região Nordeste, com aumento de 4,7%.