Consumo de fertilizantes no Rio Grande do Sul cresce 25% no primeiro semestre

Venda do produto atingiu mais de 1 milhão de toneladas no Estado durante o períodoAs entregas de fertilizantes aos consumidores efetuadas pelas indústrias do Rio Grande do Sul totalizaram 1,076 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2011, representando um crescimento de 25,07% na comparação com igual período do ano passado, quando foram entregues 860,89 mil toneladas do produto.

O presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), Torvaldo Antonio Marzolla Filho, destaca que o bom desempenho reflete a conjuntura favorável da agricultura, especialmente no Estado, com os bons preços registrados pela soja.

No Brasil, as entregas atingiram 11,171 milhões de toneladas, num crescimento de 29,5% na comparação com os primeiros seis meses de 2010, quando foram
entregues 8,625 milhões de toneladas. O Mato Grosso concentrou o maior volume
de entregas, atingindo 2,290 milhões de toneladas, seguido do Paraná, com 1,613 milhão de toneladas e São Paulo, com 1,549 milhão de toneladas.

De acordo com o presidente do Siargs, o primeiro semestre é considerado o período de entressafra do setor no Rio Grande do Sul, já que o forte da demanda de fertilizantes visa a atender o plantio das culturas de verão, na segunda metade do ano.

Ele está otimista com as perspectivas do mercado de adubos, puxado pela demanda firme por produtos agrícolas em escala mundial, que está se expandindo exponencialmente.