Segundo a proposta apresentada pelo secretário da Contag, Antoninho Rovaris e o assessor Elizário Noé, o Cadastro Ambiental Rural poderia ser feito por entidades organizadoras, que teriam a delegação de fazer o CAR dos seus associados.
– Além de já ter o controle de todas os produtores, ficaríamos responsáveis pelo processo de cadastramento dos associados dos mais de quatro mil sindicatos que temos em todo o país – disse Rovaris. Além disso, capacitação técnica, material informativo e eventos de mobilização também fazem parte da estratégia da entidade com o Ministério do Meio Ambiente.
– A nossa expectativa é fazer chegar a informação correta ao pequeno produtor rural, e ninguém melhor que vocês para usar a linguagem adequada e conhecer as reais necessidades do homem do campo – ressaltou o secretário Paulo Cabral. A Contag já é parceria do Ministério do Meio Ambiente para implantação do Cadastro Ambiental, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado no ano passado entre a entidade e o Ministério.