Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Convenção Ambiental Portuária reúne especialistas de 34 países

Encontro ocorre entre em Foz do Iguaçu a partir do dia 21Representantes de pelo menos 34 países são esperados na 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), que começa dia 21 e segue durante quatro dias em Foz do Iguaçu. O tema central é o meio ambiente, mas os negócios e as alternativas logísticas farão parte dos debates.

Paralelamente ao evento será realizado o Seminário de Sustentabilidade em Comércio Exterior e estão previstos debates com os presidentes das Câmaras de Comércio Brasil-China, Brasil-Rússia e Brasil-Itália, além do cônsul econômico do Consulado da África do Sul.

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, confirmou presença na abertura da Convenção da OEA. O ministro deve confirmar em Foz do Iguaçu que todos os investimentos do PAC ? Programa de Aceleração do Crescimento, previstos para o setor portuário, estão assegurados.

Nos dias 22 e 23 de julho também acontece o 1.º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, dentro da programação da 1ª Convenção da OEA. Um dos temas é a situação da população das cidades portuárias. De acordo com a bióloga Franciane Pellizzari, uma das organizadoras, o simpósio discutirá os desafios na área logística e vai debater a gestão ambiental nos portos brasileiros.

? O Porto de Paranaguá é um dos primeiros a demonstrar preocupação em se enquadrar à legislação e pioneiro em ações ambientais ? disse ela.

O simpósio também terá a participação de estudantes de diversas áreas, através de apresentação de pesquisas científicas.

Uma das figuras mais esperadas na 1ª Convenção da OEA em Foz do Iguaçu é o ambientalista Jean-Michel Cousteau, filho do oceanógrafo francês Jacques Cousteau. Há 10 anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental. Na 1ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da OEA, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.

A Agenda 21 também será um dos temas do evento. O documento, aprovado pela ECO-92, estabelece a importância de cada país no desenvolvimento socioambiental. O seminário também irá abordar as novas estratégias para micro e pequenas empresas e o empreendedorismo no Brasil. A Convenção será realizada de 21 a 24 de julho no Centro de Eventos do Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu.

O evento promovido pela OEA, por meio da Comissão Interamericana de Portos (CIP), está sendo realizado em conjunto com a Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). A Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e a Ferroeste são parceiras da Appa no evento.

Sair da versão mobile