Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Convênio incentiva mandiocultura no Baixo Jequitinhonha, em Minas Gerais

Acordo prevê construção de unidade de beneficiamento de mandioca que deverá absorver produção de agricultores de sete municípiosFomentar a produção de mandioca e seus derivados na região do Baixo Jequitinhonha, em Minas Gerais, é o objetivo de um convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o Ministério da Integração Nacional, que agora começa a ganhar forma.

O convênio, no valor de R$ 989.475 prevê a construção de uma unidade de beneficiamento de mandioca, que deverá absorver a produção de agricultores de sete municípios: Jordânia (sede da unidade), Almenara, Bandeira, Jacinto, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto. O local para funcionamento da unidade já foi construído e aproximadamente 90% dos equipamentos já foram comprados.

O Comitê Gestor para o Projeto Mandiocultura também já foi instituído, composto por representantes do Idene, da prefeitura de Jordânia e das associações comunitárias beneficiárias do empreendimento. A função do Comitê é acompanhar, monitorar e avaliar a implantação do projeto, além de identificar e articular oportunidades de recursos para fortalecer a produção e comercialização da mandioca e derivados, como farinha, polvilho, bolos e biscoitos. Os beneficiários do projeto também já foram capacitados. A abordagem do conteúdo foi desde a produção e o beneficiamento até a gestão e a comercialização.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, a estrutura da unidade terá capacidade para o beneficiamento da produção de cerca de 500 famílias. A implantação da unidade de beneficiamento também contou com o apoio da prefeitura de Jordânia.

Sair da versão mobile