Cooperativa alerta para escassez de café no Brasil em 2011 e 2012

Estimativas que circulam no mercado preveem safra deste ano de 55 milhões até 60 milhões de sacasO presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino da Costa, disse nesta quarta, dia 19, que a oferta de café no Brasil pode ficar crítica em 2011 e 2012. De acordo com ele, os estoques estão praticamente no fim, e o país colherá em 2011 uma safra menor do que a deste ano por causa da bienalidade da cultura (ano de safra volumosa é seguida de outra menor no ano seguinte).

Estimativas que circulam no mercado preveem a safra deste ano de 55 milhões até 60 milhões de sacas. Considerando que o Brasil consome 50 milhões de sacas (31 milhões de sacas em exportação e 19 milhões de sacas para consumo interno), haveria excedente mínimo para 2011, quando o país colherá uma safra pequena.

Historicamente, uma redução de cerca de 25% de uma safra grande para a seguinte é considerada normal.

? Então chegaremos em 2011 com pouco estoque, perspectiva de uma safra pequena, podendo faltar determinadas qualidades de café ? comentou Paulino da Costa, que participou hoje do 18º Seminário Internacional de Café de Santos, em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Nesse sentido, Paulino da Costa ressalta que o Brasil deve administrar bem a comercialização da volumosa safra deste ano.

? O produtor não deve vender a qualquer preço, pois a tendência é que as cotações melhorem mais para o fim do ano.

Paulino da Costa explica que o setor produtivo, liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reivindica do governo mecanismos de financiamento da produção. Os produtores querem crédito para 20 milhões de sacas pelo preço mínimo de R$ 261,69.

? Quem conseguir segurar a produção vai poder vender melhor mais à frente ? informou.