INVESTIMENTO

Cooperativa do PR compra empresas de armazenamento de café em SP

De janeiro a outubro deste ano, 75% do café comercializado pela cooperativa Capal foi em São Paulo, totalizando 300 mil sacas

Cooperativa Capal compra empresas de armazenamento de café em SP
Foto: Divulgação/Capal

A Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), adquiriu três empresas de armazenamento de café no município de Piraju (SP).

As três organizações, Piraju Armazéns Ltda, Pro Advanced Ltda e IBL Indústria Luso do Brasil Ltda, juntas detêm um armazém de 2,4 mil metros quadrados, com capacidade para estocagem de 55 mil sacas de café.

As negociações iniciaram no final de 2022 e foram concluídas na semana passada. A estrutura é quase quatro vezes maior se comparada à unidade de Pinhalão (PR), adquirida no ano de 2019, e que tem capacidade de armazenagem para 15 mil sacas de café. Com a nova aquisição, a cooperativa conta agora com 21 unidades.

O investimento da Capal vai ao encontro com o crescimento da produção de café no estado de São Paulo.

De janeiro a outubro deste ano, 75% do café comercializado pela Capal foi em São Paulo, totalizando 300 mil sacas nos últimos dez meses.

“Com o aumento do volume de café comercializado em São Paulo, a Capal precisava de uma base no estado. As opções seriam construir uma estrutura, ou comprar algo já existente. A segunda opção tornou-se mais interessante pois, assim, foi possível atender aos cooperados de forma mais rápida”, destacou Adilson Roberto Fuga, presidente-executivo da Capal.

No passado, a Capal investiu R$ 187,2 milhões em obras de ampliação e melhorias nas suas unidades, valor 203% superior aos investimentos em 2021.

Capal

Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo.

A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café.

A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares.

O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.