A cooperativa C.Vale inaugurou nesta terça-feira (7) uma nova esmagadora de soja em Palotina, no Oeste do Paraná.
O empreendimento recebeu um investimento de R$ 1 bilhão e tem capacidade de processar 60 mil sacas de soja por dia, produzindo farelo e óleo para as indústrias de rações da cooperativa.
Segundo a cooperativa, a esmagadora é a terceira maior do país e a “mais moderna do Brasil”.
Ela terá capacidade para armazenar 4 milhões de sacas de soja em grão e 68 mil toneladas de farelo. Além disso, o complexo contém quatro tanques com capacidade de armazenamento de 12 milhões de litros de óleo de soja.
Investimento da cooperativa
O empreendimento vai gerar cerca de 600 novos empregos em Palotina.
“É um investimento muito inteligente, já que a C.Vale poderá usar este insumo tanto na produção de leite, de frango, de peixes e de proteína suína, mas também na exportação de óleo e farelo. Isso significa mais renda para o Paraná”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
De acordo com o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, a esmagadora vai ajudar a cooperativa a se tornar ainda mais competitiva no mercado.
“Nós temos todo um complexo, com produção de grãos e alimentos. Quem ganha com um investimento como este são os nossos associados e a nossa comunidade”, afirmou Lang.