Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cooperativa de pequenos produtores agrícolas se destaque em Alagoas

Ministro Mangabeira Unger quer implantar projeto em outros Estados do NordesteA comitiva do governo federal que viaja pelo Nordeste, comandada pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, conheceu em Alagoas a história de sucesso de uma cooperativa de pequenos produtores numa área onde vivem quase 30 mil pessoas. A iniciativa foi vista como um modelo para ser adotada em outros Estados da região mais pobre do país.

? Estamos diante de uma situação concreta, em que a vibração e a inventividade em nível micro não se traduziu numa conjunção macro ? observou Unger, que leva aos Estados nordestinos uma proposta de vertentes para um novo plano de desenvolvimento regional, no qual um dos princípios é o de “partir do que já deu certo”.

A cooperativa Pindorama trabalha com 1,1 mil cooperados, que exploram 1,4 mil lotes de 20 hectares – 15 mil hectares são dedicados à cana-de-açúcar, 5 mil hectares à pecuária e o restante a uma variedade de frutas. Em 2008, ela produziu 20 mil sacas de açúcar e 370 mil caixas de suco e foi o 58º maior contribuinte de ICMS do Estado.

? Nós retiramos os intermediários para baratear os custos. Hoje, a cooperativa não deve somente produzir, mas também comercializar, oferecer insumos e atuar em todas as fases do processo ? explicou o presidente da Pindorama, Klécio Santos.

Outros pontos impressionam no projeto dos pequenos produtores. Dentro da área em que produzem, há hospital, pronto-socorro, escolas e até uma agência dos Correios. A cooperativa nasceu em 1959 sob a condução de um suíço, que contou com investimentos da Alemanha e da Holanda para instalar o empreendimento coletivo.

? O modelo provou que esse é o caminho da reforma agrária neste país. É possível transferir e adaptar para outra região ? afirmou Santos.

Sair da versão mobile