Cooperativa de soja do PR confirma produtividade elevada

Cocamar indica colheita de soja de 10% a 12% para a região onde atuaA Cooperativa Cocamar, de Maringá, no norte do Paraná, indica colheita de soja de 10% a 12% para a região onde atua. O índice não chega a representar atraso na comparação com igual período do ano passado, quando 12% a 15% da área estava colhida, mas de acordo com fonte técnica a colheita segue lenta em função das chuvas.

? A colheita ainda não começou prá valer. Tem chovido diariamente, mas quando abre sol o produtor entra colhendo. Na semana passada, quando choveu menos, os trabalhos avançaram e os produtores colheram cerca de 40 mil toneladas ? comenta a chefia da área Técnica na Cocamar.

De acordo com a Cooperativa, do início da colheita (13 e 14 de fevereiro) até agora, os produtores tiveram somente três dias de trabalho intenso, sendo obrigados a diminuir o ritmo em função das chuvas.

A produtividade média obtida com as primeiras colheitas vai confirmando 3.250 quilos/hectare, mas a Cocamar diz que na média final esse desempenho deve recuar para 3.000/3.100 quilos/ha em função de doenças. Ainda que caia, a média obtida é considerada excelente e bem acima da média dos últimos 10 anos na área de ação da Cocamar, de 2.400/2.500 quilos/hectare. Nos últimos dois anos as regiões sob atuação da Cooperativa colheram 3.000 quilos/hectare de média final com a soja.

As lavouras por colher, cerca de 88%, encontram-se em fase de maturação.

? No que cessarem as chuvas os produtores entrarão em ritmo intenso e a colheita não deve parar mais ? antecipa a chefia técnica.