SOLEDARIEDADE

Cooperativas agrícolas doam 10 toneladas de alimentos a vítimas das chuvas no Paraná

A carga, formada por cortes de carnes de frango e suíno, foi enviada para União da Vitória, na região Sudeste do Paraná

cooperativa, alimentos, chuva
Foto: Divulgação/Ocepar

Seis cooperativas agrícolas do Oeste do Paraná doaram 10 toneladas de alimentos a famílias vítimas das cheias do rio Iguaçu.

A carga, formada por cortes de carnes de frango e suíno, foi enviada na tarde da última quinta-feira (26) a União da Vitória, na região Sudeste do estado.

Os alimentos serão distribuídos pela Defesa Civil aos municípios de União da Vitória, Rio Negro, Porto Amazonas, São Mateus do Sul, Paulo Frontin e Paula Freitas.

O presidente da Cotriguaçu Cooperativa Central, Dilvo Grolli, informou que a ação atende a um dos princípios cooperativistas que é o envolvimento com a comunidade.

“Esse é um gesto solidário, de estender a mão a quem precisa, principalmente em um momento tão difícil como esse. As cooperativas se sentem honradas em poder colaborar e se somar em um grande mutirão estadual que busca amenizar o sofrimento de tantos paranaenses”, disse Grolli.

O superintendente da Cotriguaçu, Gilson Anizelli, também agradeceu a todos que contribuíram para que a ação solidária fosse possível.

“Queremos agradecer às cooperativas, aos seus cooperados, à Defesa Civil do Paraná e a todos que, de alguma forma, contribuíram para que essa ação solidária fosse possível”, destacou Anizelli.

Chuvas no Paraná

Temporais atingiram mais de 36 mil pessoas no Paraná entre quinta-feira (26) e domingo (29), de acordo com o último relatório da Defesa Civil divulgado na segunda-feira (30).

O relatório indica que, atualmente, 779 pessoas estão desabrigadas, 1.894 desalojadas, com danos em 30.280 residências e 26 casas destruídas.

Os estragos se espalharam por 57 cidades, incluindo Porto Amazonas, onde o Rio Iguaçu atingiu 5,8 metros, segundo a Copel.

Dois Vizinhos registrou 270 milímetros de chuva no sábado (28), superando a média histórica de outubro de 231 mm. Em Francisco Beltrão, também no sudoeste, cerca de 200mm de chuva em um único dia resultaram em alagamentos e invasões de casas.