Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

COP27 lança iniciativa para ressaltar importância da água

Brasil está trabalhando para intensificar o uso de tecnologias e boas práticas de manejo do solo e da água, diz secretário do Mapa

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cleber Soares, destacou nesta segunda-feira (14), durante a COP27, no Egito, que o Brasil está trabalhando para intensificar o uso de tecnologias sustentáveis e boas práticas de manejo do solo e da água, para contribuir com os objetivos de conservação e melhorar a renda dos produtores rurais.

O secretário representou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, durante o lançamento da Iniciativa de Ação sobre Adaptação e Resiliência da Água (AWARe, na sigla em inglês) pela presidência da Conferência.

A iniciativa tem como objetivo colocar a água no centro da ação de adaptação e resiliência, oferecendo soluções de adaptação transitórias para o planeta e as pessoas.

Mesmo sendo um país privilegiado em termos de recursos naturais, o Brasil considera essencial a adoção de políticas de uso racional e eficiente desses recursos, especialmente da água.

Segundo Soares, o Mapa trata o tema com prioridade, por meio de programas como o Plano ABC+ e a promoção de assistência técnica e crédito rural.

“Por meio de assistência técnica, capacitação e crédito rural, estamos intensificando o uso de tecnologias sustentáveis ​​e boas práticas de manejo da água e do solo que não apenas contribuem para nossos objetivos de conservação, mas também melhoram a renda dos produtores rurais. Trabalhando em modelos de produção sustentáveis, como o Plano ABC+, estamos promovendo o desenvolvimento da bioeconomia, aumentando a produção agrícola, protegendo o solo e garantindo o ciclo natural da água”, disse o secretário.

Ele também citou que o Mapa tem o objetivo de acelerar o crescimento de áreas de agricultura irrigada no Brasil, com o uso racional e sustentável da água.

“A irrigação é uma ferramenta importante para promover ganhos de produtividade, aumentar a resiliência da produção às vulnerabilidades do clima e reduzir a volatilidade de preços ao longo do ano”.

Para o secretário, a iniciativa AWARe dará uma contribuição valiosa para catalisar os esforços globais em torno do uso sustentável e conservação da água.

“Ao fortalecer a proteção e o uso racional de nossas águas, estamos abrindo caminho para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental”, concluiu.

A missão da iniciativa está organizada em três objetivos principais: reduzir as perdas de água em todo o mundo e melhorar o abastecimento de água; propor e apoiar a implementação de políticas e métodos mutuamente acordados para ação cooperativa de adaptação relacionada à água e seus co-benefícios; e promover a cooperação e interligações entre água e ação climática para alcançar a Agenda 2030, em particular o Objetifo de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata de acesso à água potável e sanemento.

Sair da versão mobile