Neste domingo (3), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou durante sua participação na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que o Brasil tem a capacidade de atingir uma mistura de 25% de biodiesel no diesel. Ele destacou que fixar esse novo índice permitirá o estabelecimento de um cronograma robusto para investimentos no setor.
Atualmente, a proporção de biodiesel no diesel é de 12%. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleceu, neste ano, a meta de elevar essa proporção para 15% até 2026.
Embora Silveira não tenha especificado um prazo para atingir os 25%, ele assegurou que essa meta é alcançável, dependendo da decisão do conselho.
“É extremamente possível que alcancemos os 25% na mistura com o tempo, dependendo da decisão do Conselho Nacional de Política Energética”, disse.
Entidade comemora decisão
A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) comemorou a fala do ministro.
A entidade disse que o anúncio representa um avanço de extrema importância.
“Para a sociedade, o anúncio não só representa o compromisso do atual governo, sob a liderança do Ministério de Minas e Energia, com a descarbonização, como assegura a posição do Brasil na liderança da transição energética e da economia verde, o que terá efeitos significativos na geração de empregos, renda e na melhora da qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou, em nota.
O Canal Rural acompanha a COP28 com apoio de Portos do Paraná, OCB, CNA/Senar e ApexBrasil