Na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), a redução do uso de combustíveis fósseis ganhou destaque, com um enfoque especial no processo de descarbonização. O Porto de Paranaguá, representando a empresa Portos do Paraná, participou ativamente desse importante debate global sobre sustentabilidade. A jornalista Marusa Trevisan e o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, trazem os detalhes diretamente de Dubai.
Descarbonização na logística
O painel abordou a necessidade de eficiência e sustentabilidade em toda a cadeia logística, considerando que o setor de agronegócio é uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa. O Porto de Paranaguá, único no mundo participando ativamente na COP28, destacou suas iniciativas para minimizar impactos ambientais.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Exemplos de boas práticas
João Paulo, diretor de meio ambiente dos Portos do Paraná, compartilhou exemplos de projetos inovadores. O plano de recuperação de áreas degradadas, com a implementação de sistemas agroflorestais, visa restaurar áreas degradadas, promovendo biodiversidade e soberania alimentar. Além disso, projetos de preservação de nascentes, tratamento alternativo de esgoto e descarbonização do porto demonstram o compromisso com a sustentabilidade.
Compromisso com a sescarbonização
O Porto de Paranaguá reforçou seu compromisso com a descarbonização ao anunciar uma parceria com o Porto de Valência, na Espanha. Juntos, estão contratando um estudo para atingir zero emissões até 2030. Esse estudo, que terá a duração de 12 a 18 meses, visa avaliar as emissões atuais do Porto de Paranaguá, permitindo a implementação de medidas para compensação e redução.
O Porto de Paranaguá destaca-se como referência no cenário internacional ao adotar práticas sustentáveis e buscar parcerias estratégicas para avançar na descarbonização. Essas iniciativas reforçam o comprometimento do Brasil em contribuir para soluções globais no enfrentamento das mudanças climáticas. Acompanhe mais atualizações sobre a participação brasileira na COP28.
O Canal Rural acompanha a COP28 com apoio de Portos do Paraná, OCB, CNA/Senar e ApexBrasil