A festa foi a caráter: elegante e importante como o esporte, a montaria em touros. Sem contar que foi uma festa prestigiadíssima também. Artistas, cantores, peões. Gente que ou ouviu falar do esporte ou que vive disso quis participar do evento que promete ser um marco. Pela primeira vez o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Montaria em Touros. E vai, segundo os organizadores, consolidar este esporte como o segundo maior do país, perdendo só para o futebol. Autoridade maior da PBR no mundo, o CEO Randy Bernard disse porque a escolha do Brasil pra sediar a copa este ano:
? O Brasil é um dos maiores países que já praticam a montaria em touros ? justifica.
Os peões brasileiros, que são ídolos lá fora, já participaram das outras duas edições da copa. A primeira foi em 2007 na Austrália, quando foram campeões, e a outra no ano passado no México, quando o time dos Estados Unidos levou o título. É a revanche agora, fácil, fácil de ganhar, diz o tricampeão mundial em montarias e técnico da seleção brasileira, Adriano Moraes.
? Com o time que eu tenho, Guilherme Marchi, Valdiron de Oliveira, Robson Palermo e Renato Nunes não tem como não ficar confiante. Com o melhor peão de montaria do Brasil não tem como não ficar confiante. Então eu acho que o serviço mais fácil de todos os técnicos vai ser o meu ? aposta.
Guilherme Marcchi o atual campeão do mundo, que levou o título no ano passado no Texas, é um dos cinco peões escalados na equipe brasileira. Cinco é também o número de países que disputam a copa: além do Brasil, EUA, México, Austrália e Canadá.
Marcchi, com experiência de sobra, diz que está confiante na vitória. Ainda mais, montando em casa.
? Temos bons competidores pra ganhar aqui na nossa casa e mostrar para os nossos fãs brasileiros que os melhores competidores do mundo somos nós brasileiros ? diz o atual campeâo.
A copa este ano vai ser disputada em Barretos (SP) durante a famosa Festa de Peão, que ocorre em agosto, e é mérito de uma parceria entre Os Independentes, a organização que criou a Festa do Peão, e a PBR. Durante o evento de lançamento na noite passada, o CEO da PBR, falou de outra parceria que promete divulgar ainda mais o esporte no Brasil a partir deste ano. Ele se referiu à criação de uma joint venture, uma empresa que une Canal Rural e PBR, e que vai trazer para o Brasil o modelo bem-sucedido e milionário dos eventos de montaria em touros de outros países. A nova empresa vai ser chamada PBR Brasil, e vai ser dirigida por Flávio Junqueira, que era representante da PBR-USA aqui no país.
? O Canal Rural veio da maneira certa, do formato certo para ajudar a gente a realizar o sonho de levar o esporte de montaria a ser o segundo esporte de audiência te televisão no Brasil ? disse Junqueira.
A parceria vai permitir que mais brasileiros conheçam os grandes eventos de montaria realizados hoje no Brasil. Eventos que reúnem competição, entretenimento, shows, verdadeiros espetáculos. E que agora vão poder ser vistos de casa também.
? Segue aquela lógica do Canal Rural de expandir a qualidade de programação. Não apenas jornalismo, comércio, mas também entretenimento. A gente também vem buscando em 2008 ampliar o nosso foco. Trabalhar nos finais de semana com coisas leves, agradáveis para o home do campo, com quem tem relação com o campo, de ter esporte relacionado com o mundo rural ? definiu o diretor-geral do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida.