O terminal faz parte do pacote de R$ 2 bilhões em logística para etanol e açúcar que a Copersucar investirá até 2015, R$ 300 milhões dos quais na atual safra 2011/2012. No terminal do interior paulista foram construídos um sistema de carregamento de 500 toneladas de açúcar por hora (o atual permite 120 toneladas) e um desvio ferroviário de 2,8 quilômetros de extensão em uma área de 140 mil metros quadrados.
A operação reduzirá de duas horas para 10 minutos o tempo de carregamento de um vagão. Copersucar e FCA reformaram 500 vagões para agilizar as operações de carregamento e desembarque. O uso da ferrovia para o transporte de açúcar até o Porto de Santos reduzirá o número de viagens de caminhões em 42 mil ao ano no trecho entre as cidades do interior e do litoral paulista.
A Copersucar ampliou ainda de 20 mil para 70 mil toneladas a capacidade estática de armazenagem de açúcar em Ribeirão Preto. Na safra atual, 50% da produção de açúcar da Copersucar já foi transportada por ferrovias, ante 38% na anterior. Com os investimentos em logística, a meta é de atingir 70%.