Segundo o diretor-técnico da Appa, Paulinho Dalmaz, os silos horizontais e vertical (silão) estão sendo limpos, as chaparias e outras peças substituídas, e os elevadores (que levam o grão até as esteiras) também passam por manutenção.
– Essa é uma atividade fundamental para garantir a produtividade do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá na próxima safra. Com a manutenção, reduzimos o número de interferências por quebra durante o escoamento. Aproveitamos que a soja já acabou e estamos finalizando os carregamentos de farelo de soja, ou seja, temos um ‘espaço’ para fazer isso – explica Dalmaz.
Enquanto a Appa cuida da manutenção das estruturas fixas, a Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (AOCEP) cuida das correias transportadoras e dos shiploaders. Essa divisão é fruto de uma parceria.
– Como também são usuários do complexo, os operadores nos ajudam com essa ação preventiva, contribuindo, também, para a melhoria do próprio desempenho – completa o diretor.
De acordo com a Associação, o berço 213 passou pela manutenção no início de dezembro e já voltou a operar. Agora é a vez do berço 214 e, em seguida, será o 212. Os shiploaders estão sendo lavados e lubrificados; os componentes que apresentam defeitos estão sendo trocados; três correias de coberturas foram substituídas por novas – adquiridas pela Appa, no valor de R$ 1,5 milhão -; e as correias transportadoras também serão repostas. A manutenção do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá segue um cronograma que vai até o dia 19 de janeiro de 2013.