Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Corte de ICMS em Minas Gerais eleva competitividade do etanol

Desde 1º de janeiro, imposto foi reduzido de 22% para 19% no Estado, favorecendo margem de lucro dos produtoresA redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o etanol em Minas Gerais, de 22% para 19%, a partir de 1º de janeiro, aumentou a competitividade do combustível renovável no Estado.

Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, agora Minas Gerais está alinhado com Paraná, São Paulo e Goiás, Estados que desoneraram o etanol em relação à gasolina. A partir de agora, o produtor poderá ter margem de lucro e o etanol deve chegar competitivo nos postos de combustíveis ao consumidor.

– Nesta safra, a competitividade do etanol hidratado deve se estender também para Minas Gerais – acredita.

Em São Paulo, enquanto o ICMS é de 25% para a gasolina, ele é de apenas 12% para o etanol. No Paraná, o imposto é de 26% para gasolina e 18% para etanol. Em Minas, a gasolina é taxada em 27% e o etanol em 19% a partir de agora. Em Goiás, o imposto é de 29% para gasolina e 22% para o etanol.

– Nos demais Estados, a grande maioria tem impostos em torno de 30% para o etanol, o que torna sua competitividade bastante difícil, apenas quando o excesso de oferta derruba as cotações para baixo do custo de produção – revela Rodrigues.

A redução da taxação sobre o etanol também está sendo estudada em Mato Grosso. A redução tem acontecido em Estados para onde a cultura da cana-de-açúcar tem se expandido. Os principais produtores de etanol do Brasil são São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O consumo está concentrado em São Paulo, com mais de 60% do total.

– Em São Paulo, a diferença entre o ICMS da gasolina e do etanol é de 13 pontos percentuais, o que garante a competitividade do etanol em tempos de normalidade de abastecimento – aponta.

Sair da versão mobile