Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cotonicultores aproveitam boa fase para fechar negócios

Vendas antecipadas ajudam no planejamento da indústria fornecedora de insumosA alta nos preços do algodão foi inesperada para a maioria dos cotonicultores brasileiros. Aproveitando a boa fase do mercado, muitos já estão fechando negócios para a próxima safra e até para 2012. As vendas antecipadas ajudam no planejamento da indústria fornecedora de insumos enquanto o produtor se protege como pode das oscilações de mercado.

O produtor Marcelo Swart, de Goiás, já decidiu. Vai aumentar a área plantada com algodão na próxima safra, retomando níveis de três anos atrás.

? Eu estou aumentando de dois mil para três mil hectares. É um aumento significativo. Eu plantava essa área em anos anteriores e agora estou voltando a essa área que eu plantava há três anos ? conta Swart.
 
A maioria dos cotonicultores tomou decisão semelhante. Para o cotonicultor mineiro Inácio Urban, a alta no preço da pluma foi inesperada e serviu como incentivo ao plantio.

? O produtor já estava muito desmotivado. Eu diria que ninguém esperava. Com certeza é uma motivação para o produtor ? diz Urban.

Na região Nordeste, não está sendo diferente. O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita, diz que os negócios estão bem adiantados por lá.

? Hoje tem produtor vendido para 2011 e alguns começando para 2012 ? declara.

Toda a antecipação tem motivo. Poucos produtores conseguiram aproveitar os preços atuais nos negócios com o produto da última safra. E é melhor mesmo se prevenir. O aumento na área plantada com algodão tende a puxar os preços para baixo.

As vendas antecipadas dos produtores ajudam a indústria fornecedora de insumos a calcular melhor os estoques.

É desse jeito que as diversas pontas da cadeia produtiva aproveitam a boa fase do algodão e ao mesmo tempo se protegem das oscilações de mercado.

? A gente nunca sabe como vai ser lá na frente ? lembra o cotonicultor Rafael Bortoli.

Sair da versão mobile