— Trata-se de um financiamento muito diferente do que foi no passado, houve uma grande evolução. O que temos agora é um instrumento bem estruturado, em linha com os anseios do setor no que se refere aos valores disponibilizados e taxas de juros, — afirma Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.
Na linha de crédito instituída nesta quarta, dia 29, a taxa de juros será de 8,7% ao ano e serão disponibilizados R$ 4,5 bilhões para crédito. A expectativa é que sejam estocados 3,7 bilhões de litros de etanol durante a safra 2012/2013, dos quais 1,6 bilhão de etanol anidro e 2,1 bilhões de litros de hidratado. O período de contratação do crédito será de 1º de maio a 30 de novembro de 2012 para a região Centro-Sul, e de 1º setembro a 28 de fevereiro de 2013 para as demais regiões produtoras.
De acordo com o secretário adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo, “a demanda pelo crédito surgiu depois de discussões envolvendo os Ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento, Agricultura e da Fazenda. Essa medida complementa esforços do governo para dar vitalidade ao setor”. Ainda de acordo com o CMN, o pagamento deverá ser feito em três parcelas a partir de fevereiro de 2013 para as operações contratadas no Centro-Sul e a partir de julho, também do próximo ano, para as demais regiões.