Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Crédito para estocagem terá efeito estabilizador sobre mercado do etanol, diz Unica

Entidade vê nova linha como instrumento para diminuir oscilações acentuadas nos preços do etanol entre os períodos de safra e entressafraA decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), de instituir uma linha de crédito para estocagem do etanol combustível, atende a uma necessidade do setor sucroenergético brasileiro no entendimento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A entidade vê a nova linha de crédito como instrumento para diminuir oscilações acentuadas nos preços do etanol entre os períodos de safra e entressafra.

— Trata-se de um financiamento muito diferente do que foi no passado, houve uma grande evolução. O que temos agora é um instrumento bem estruturado, em linha com os anseios do setor no que se refere aos valores disponibilizados e taxas de juros, — afirma Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Na linha de crédito instituída nesta quarta, dia 29, a taxa de juros será de 8,7% ao ano e serão disponibilizados R$ 4,5 bilhões para crédito. A expectativa é que sejam estocados 3,7 bilhões de litros de etanol durante a safra 2012/2013, dos quais 1,6 bilhão de etanol anidro e 2,1 bilhões de litros de hidratado. O período de contratação do crédito será de 1º de maio a 30 de novembro de 2012 para a região Centro-Sul, e de 1º setembro a 28 de fevereiro de 2013 para as demais regiões produtoras.

De acordo com o secretário adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo, “a demanda pelo crédito surgiu depois de discussões envolvendo os Ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento, Agricultura e da Fazenda. Essa medida complementa esforços do governo para dar vitalidade ao setor”. Ainda de acordo com o CMN, o pagamento deverá ser feito em três parcelas a partir de fevereiro de 2013 para as operações contratadas no Centro-Sul e a partir de julho, também do próximo ano, para as demais regiões.

Sair da versão mobile