Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cresce consumo de produtos orgânicos no Brasil

Cadeia produtiva reduz exportações para conseguir atender o mercado internoA cadeia produtiva de orgânicos está reduzindo as exportações para conseguir atender o mercado interno. Segundo representantes do setor, a produção não tem crescido na mesma velocidade da demanda dos consumidores brasileiros.

Em São Paulo, começou nesta quinta, dia 21, e vai até sexta, dia 22, uma feira especializada em produtos orgânicos. Empresários e lideranças pedem mais apoio aos produtores.

A empresa Monama está no mercado de orgânicos há pouco mais de um ano. Comercializa produtos padronizados, mas aposta também no que chama de linhas personalizadas. A mistura de granola, por exemplo, pode ser vendida simples, ou com uma receita especial, feita pelo cliente.

? Existem pessoas que tem intolerância a alguns tipos de alimentos, como o glúten, a lactose. Então a personalização vem para isso ? explica a sócia da empresa, Camila Fortes.

A empresa participa pela segunda vez da feira que ocorre em São Paulo, junto com outros 200 expositores. E, se há alguns anos, o setor de orgânicos era bastante associado a produtos in natura, hoje a realidade é outra. Cerca de 90% do que está sendo exposto é de processados. Alimentos, bebidas, cosméticos, roupas e produtos de limpeza. Os organizadores esperam a visita de mais de 20 mil pessoas.

? Quando o lojista está aqui, chega próximo de um estande que está lotado de consumidores interessados naquele produto, ele pode ter uma visão do que é interessante para ele ter na gôndola da loja. A feira costuma, aqui no evento, cobrir de 30% a 40% de todas as vendas dos expositores. Isso é uma média ? explica a gerente do evento, Lúcia Cristina de Buone.

O faturamento do setor de orgânicos no Brasil cresce, em média 40% ao ano. Segundo representantes da cadeia produtiva, um em cada três supermercados do país tem esse tipo de produto. A demanda no mercado interno está cada vez maior. Mas a oferta não tem crescido na mesma velocidade.

O presidente da Associação Brasileira de Orgânicos, José Alexandre Ribeiro, explica que o setor tem exportado menos para atender o mercado interno. Recentemente dois terços da produção iam para fora do país. Hoje, ficam aqui. Ele comemora o maior interesse do consumidor brasileiro, mas pede incentivo à produção para equilibrar a oferta e a demanda.

? Nós temos que diminuir o Fisco pelos benefícios que o movimento orgânico traz. Nós temos que estruturar cada município do nosso país novamente com as bases técnicas de respaldo aos pequenos produtores, que são a base do movimento orgânico, é a agricultura familiar ? relata.

A empresária cita mais uma dificuldade. Para ela, falta abertura do mercado varejista para os produtos orgânicos.

? A pessoa não está acostumada com o conceito do orgânico. Então, ela trata o orgânico um pouco com descaso, como se fosse a maioria dos alimentos que não é ? comenta Camila.

Segundo a Associação Brasileira de Orgânicos, em todo o mundo, o mercado de produtos orgânicos movimenta US$ 60 bilhões por ano. No Brasil, apesar do forte crescimento médio anual, o setor movimenta US$ 700 milhões por ano.

Sair da versão mobile